Sustentabilidade

O Canto das Águas recebeu, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a certificação de primeiro hotel sustentável do Brasil. De fato, nosso hotel sempre buscou conciliar conforto e lazer com projetos de preservação ambiental e desenvolvimento social da região. E essa certificação é o reconhecimento disso.

Sempre procuramos ter um cuidado, não apenas com a natureza que nos cerca, mas sobretudo com as pessoas que vivem nesse meio ambiente. Estamos integrados à realidade à nossa volta procurando torná-la melhor, mais justa e mais saudável.
Isso se reflete em todas as ações que envolvem o hotel, num processo contínuo, buscando melhorar sempre. Melhorar sempre, por exemplo, utilizando energias limpas como a solar, para aquecer as águas de todo o hotel. Reciclando e tratando nosso lixo.

Construindo com madeiras de reflorestamento ou re-utilizando madeiras de demolições.

É nosso princípio preservar recursos que são preciosos para que a Chapada continue a ser o que é, incluindo as águas, os ecossistemas, nossa cidade e todos que moram nela. Neste conjunto de naturezas está o encanto que nos cerca, daí o nosso compromisso em preservá-lo.

Capacitação dos Colaboradores
Temos um programa de capacitação constante para colaboradores e uma relação trabalhista respeitosa que resulta em uma equipe que está conosco há muitos anos. Um respeito que reflete num atendimento cordial e eficiente a nossos clientes, uma marca registrada do Canto das Águas.

Compromisso com a comunidade
Participamos de boa parte das iniciativas sociais em Lençóis, apoiando o desenvolvimento de projetos educacionaIs e de sustentabilidade como o Grãos de Luz e Griô (www.graosdeluzegrio.org.br), Avante Lençóis (www.avantelencois.com.br) e o Clube de Mães de Lençóis. Estabelecendo parcerias, consumindo os produtos desses projetos e de suas cooperativas, trazemos também para nossos hóspedes a visão destes trabalhos e sua divulgação.

Práticas de sustentabilidade

  • Coleta seletiva de lixo, com resultado financeiro da venda para funcionários envolvidos.
  • Controle de troca de enxoval a cada 03 dias.
  • Utilização de produtos Biodegradáveis pela Governança, Cozinha e Lavanderia.
  • Divulgação e valorização da cultura local.
  • Sistema de aquecimento solar em todos os apartamenos.
  • Monitoramento de consumo de energia elétrica e água com registro em planilhas para controle.
  • Compostagem das podas e varrição do jardim.
  • Prioridade à contratação de mão de obra local.
  • Programas de treinamento para os colaboradores. (ILT- Instrutores no Local de Trabalho).
  • Projeto Paisagístico e de Recomposição Ambiental.
  • Informativo para hóspedes e visitantes sobre o programa ambiental, flora, fauna e cultura local.
  • Apoio financeiro mensal a ONGs locais: Grãos de Luz/Griô (vencedora do premio Itaú – Unicef 2004), creche Mãe Fifa, Clube de mães.
  • Apoios pontuais a diversas iniciativas de ONGs ou instituições como: Colégio Estadual, Brigada de Combate a Incêndios, Associação de Guias e Condutores, etc.
  • Políticas de compra de produtos e serviços que colaborem com o meio ambiente e que ajudem a promover uma sociedade mais justa.
  • Avaliação de satisfação dos colaboradores.
  • Informativo aos hóspedes e colaboradores de nossa missão e Política de Sustentabilidade.
  • Avaliação de satisfação do cliente (análise e resposta ao opinário).
  • Apoio e incentivo de aprendizagem de línguas estrangeiras para os colaboradores.
  • Apoio e Incentivo à formação acadêmica para a Gerência administrativa. (Curso de Bacharelado em Administração.