O Que Fazer

A Chapada Diamantina oferece um sem-fim de possibilidades de aventurar-se na natureza, que vão desde os trekkings de muitos dias, mountain-bike, até as escaladas, rappel, canyoning e bungee-jumping. Agências especializadas cuidam dos detalhes e da segurança de quem quer se aventurar.

Roteiros

1) Serrano, Salão de areias coloridas, Cachoeirinha e Cachoeira da Primavera: Um dia muito tranquilo com muito banho de rio e visita ao belo Salão de Areias coloridas. Uma volta de 4 km por dentro do Vale do Rio Lençóis.

2) Ribeirão do Meio e Ribeirão de Baixo: Caminhada agradável  de 3 Km até o Ribeirão do Meio onde encontra-se um tobogã natural.  Pode-se nadar, escorregar, e depois tomar um bom banho de sol nas pedras.

3) O Morro do Pai Inácio: A visita ao Morro do Pai Inácio é absolutamente obrigatória! Saindo de Lençóis de carro num percurso de 30 km até o pé do morro, sobe-se ao topo numa caminhada relativamente fácil ( 20 minutos) tendo-se  uma magnífica vista do Parque Nacional e da serra do Sincorá.



4) Grutas: Saída de carro até a LAPA DOCE. Rica em formações raras, a Gruta possui 01km de travessia de pura beleza. Em seguida visita à GRUTA DA PRATINHA e a GRUTA AZUL, de águas cristalinas, onde é a hora do banho e mergulho (é possível alugar Snorkell).  A TORRINHA é a maior Gruta de Calcário do Brasil com formações raras de Gipsitas e Flores de Aragonita. São vários salões dos quais o mais importante é o Salão Branco, cuja visita pode durar 03 horas. Na saída podem ser observadas pinturas rupestres.

5) Cachoeira da Fumaça: É a segunda maior cachoeira do Brasil, com mais de 360 m de queda livre. Os primeiros 75km da viagem são feitos de carro até o início da trilha, no Vale do Capão. Depois mais duas horas subindo a Serra da Larguinha e caminhando pelos Campos da Fumaça até chegar ao topo da cachoeira.  Voltando para Lençóis, banho na bela cachoeira do Riachinho.

6) Cachoeira do Sossego: Saída pela manhã para conhecer uma cachoeira magnífica. Caminhando por trilha e pelo leito do rio, são 07 km de relativa dificuldade, mas cuja beleza recompensa qualquer esforço. Na volta, pode-se passar pelo Ribeirão do Meio para escorregar no tobogã de pedra natural.

7) Marimbus, O Mini Pantanal da Chapada Diamantina: Saída de carro traçado até o Remanso, de onde partem canoas para conhecer o Pantanal, ate alcançar o vale do Baixio e o Rio Roncador, com seus poços singulares, que  proporcionam uma hidromassagem natural . À tarde, relaxando no rio até a chegada do carro que  retorna `a Lençóis.

8) Travessia da Gruta do Lapão: Saída caminhando de Lençóis até a entrada da mais importante gruta de quartzito do Brasil. É uma hora e meia de caminhada, e uma hora de travessia. No retorno para Lençóis, segue-se descendo as cachoeiras do Rio Lapão.

9) Trilha Lençóis / Capão: Saída de Lençóis pela manhã, subindo em direção ao Capão, passando pelo Vale do Rio Ribeirão, pelos Gerais e pelas Campinas. No caminho, a companhia da bela paisagem do Morrão, um dos mais belos morros da Chapada. Um banho no Poço das Piabas para relaxar durante o lanche... Chegada ao Vale do Capão no fim da tarde.  Retorno de carro para Lençóis.

10) Escalada Cachoeirinha e Cachoeira da Primavera:
Escalada esportiva com vias de até 25 m. Grau de dificuldade 4º a 8º.

11) Rappel e Bungee Jump na Gruta do Lapão: Pela Manhã caminhada até a entrada da gruta do Lapão, a maior gruta de quartzito do Brasil. Na boca da caverna, um ótimo local para a prática de rappel e bungee jump.

12) Lençóis / Rio Roncador - Mountain Bike: Saída pela antiga estrada dos garimpos que liga Lençóis a Andaraí. São 36km pela bela estrada de terra que atravessa vários rios, intercalando trechos fáceis com trechos técnicos de pedras e areia. Paradas para vários banhos, lanche e visita ao Rio Roncador, um dos mais bonitos da região.

13) Trilha Pai Inácio  / Lençóis - Mountain Bike: Ida de carro até o morro do Pai Inácio, de onde se tem uma das mais belas vistas da Chapada Diamantina.Volta de Bicicleta por uma incrível trilha, que começa com “single track” bastante técnica passando pela Cachoeira do rio Mandassaia, termina com “Down Hill” de 08 km de estrada de terra passando pela antiga Vila do barro Branco.

14) Trilha Do Poço Verde - Mountain Bike: Carro de apoio até o posto de gasolina em frente ao Morro do Pai Inácio. A pedalada de 25 Km começa com 05km de asfalto, seguindo depois por uma pequena estrada de terra que passa entre o Morro do Camelo e a Serra dos Brejões, visual belíssimo! Chegando ao Poço Verde, no Rio Santo Antônio,  parada para banho  e lanche. A volta  é um pouco mais difícil, com longos trechos de subida, recompensada com o  banho na linda Cachoeirinha do Pai Inácio.