Cacto usado para alimentar gado na seca vira pizza

06 de Dezembro de 2016 (06/12/2016)

Algumas cidades brasileiras revelam que nem só as tradicionais muçarela e calabresa estão presentes nos cardápios das pizzarias. A criatividade dos pizzaiolos mostra sabores inusitados, como a “redonda” de palma, um tipo de cacto costumeiramente usado no Nordeste para alimentar o gado durante o período da seca e que foi parar no prato do cliente.

Em Lençóis (BA), na Chapada Diamantina, o cacto ganhou uma segunda opção, a de fazer parte dos ingredientes de uma pizza. A presença da palma na gastronomia local foi difundida por meio dos garimpeiros, que tinham dificuldade de conseguir alimentos durante o período de mineração, nos acampamentos montados em grutas de pedra.

“Alguns até usavam o mandacaru, o xique-xique e o cabeça-de-frade como opções para comer”, disse o pizzaiolo Renato Cesar Nicotera, dono da Oxente Menina Pizza na Pedra, em Lençóis.

Segundo ele, a palma é fonte de fibras, vitamina A, ferro e cálcio. “Aqui na região, palma é coisa fácil de se achar. Ela já vem picada e ensacada nas feiras e nos restaurantes de comida típica. Costuma ser um bom acompanhamento para outros pratos. Sempre gostei de usar ingredientes locais até por uma questão de sustentabilidade.”

Nicotera afirmou ainda que a palma é versátil. “A pizza de palma tem o nome de Jaróba e combina com o requeijão sólido (de fazenda). A receita também leva bacon e se tornou uma composição original e exótica.”

Veja como fazer a pizza:
Preparo da palma
- Ferventar e lavar um quilos de palma picada para tirar o excesso da "baba", característica do cacto. Depois, separe.
- Colocar em uma panela cinco colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de alho picado. Mexer até que fique dourado. Acrescente a palma, coloque sal e 200 ml de água. Deixar em fogo baixo até secar e pegar o tempero.

Preparo da pizza
- Molhar a massa com o molho de tomate, forrar com muçarela, acrescentar a palma já refogada, o bacon (pré-cozido para tirar o máximo da gordura) e o requeijão por cima.

Onde comer:
Oxente Menina Pizza na Pedra
Avenida Senhor dos Passos, 20 
Centro - Lençóis - Bahia